Codigo Atração

terça-feira, 16 de julho de 2013

5 razões para você abandonar seu carro



Segundo uma pesquisa as pessoas que não percorre longas distâncias no dia a dia, usar táxi pode ser mais econômico do que usar um carro. A seguir estão algumas razões pelas quais você deveria, se não abandonar completamente, ao menos considerar como seria uma vida sem carro. Leia e avalie se elas fazem sentido para você.


 1) Não sofrer com a depreciação do seu bem

Diferentemente de um imóvel, é praticamente impossível um carro ganhar valor com o tempo. Isso só acontece com alguns poucos veículos antigos que se tornam alvo de colecionadores. Na última pesquisa sobre depreciação da agência Autoinforme em parceria com a Molicar, o carro que menos se depreciou, o Fiat Uno, perdeu nada menos do que 6,7% do seu valor depois de um ano de uso. Por isso, não há escapatória, de fato carro não é investimento.

 2) Ficar longe do aumento do preço dos combustíveis

Como se não fosse suficientemente chato parar no posso de combustível para abastecer o carro, o motorista ainda precisa lidar com certa frequência com a ingrata surpresa de pagar cada vez mais para encher exatamente o mesmo tanque. Ainda que estejamos em um momento de trégua, já que a presidente da Petrobras descartou o aumento do combustível por ora, infelizmente o próximo aumento alguma hora há de vir. Mais cedo ou mais tarde, quem tem carro sempre fica a mercê das oscilações dos preços.

3) Não se surpreender com gastos inesperados

Quem tem carro sabe que é preciso estar sempre preparado para despesas inesperadas, e pode-se dizer que são raros os meses em que a conta do carro inclui apenas gastos previstos. Entre despesas eventuais, podem ser incluídos: o valor da franquia do seguro em caso de acidente, reparos, o custo do pedágio em uma viagem, multas de trânsito e por aí vai.

4) Dizer adeus aos estacionamentos, flanelinhas e afins Os gastos com estacionamentos em algumas cidades beiram o absurdo. No Rio de Janeiro, as mensalidades são tão elevadas, que no centro da cidade existem até mesmo vagas de garagem vendidas por 100 mil reais.

5)Livrar-se do seguro e viajar para a Europa 

Além de gastar com manutenção, combustível, estacionamento, imposto, eventuais reparos e multas, quem tem um carro em cidade grande precisa pagar também o seguro – a não ser que goste de viver sob alta tensão. E os preços não são baratos. Todo ano o proprietário precisa desembolsar algo como 5% do valor do seu carro com o seguro. Com o preço médio pago pelo seguro de uma Chevrolet S10, por exemplo, que custa 2.726,40 reais, seria possível pagar todo ano (e com muito mais prazer) passagens de ida e volta para a Europa.

Não é mais vantagem ? Mas quem vive sem carro, né?

Um comentário: